Desenho básico mêcanico
- 2.5 Entendendo desenho técnico mecânico
- Como introdução ao desenho técnico, na grande maioria dos cursos é feita o
- desenho mecânico. Logo, nada mais justo do que introduzir o aluno à
- nomeclatura usada.
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- Abaixo temos um pequeno glossário dos principais termos usados:
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- Aresta – reta comum a dois planos; equivale a uma linha no desenho.
- Broca – peça usada para furações.
- Brocar – Furar com broca.
- Calço – peça (geralmente uma cunha) usada para firmar ou nivelar.
- Chanfrar – realizar um chanfro em uma peça.
- Chanfro ou chanfradura – recorte em ângulo em uma aresta da peça.
- Chaveta – peça colocada entre o eixo e a roda, com finalidade de engatá-las.
Concordância – arredondado de uma aresta, podendo ser interno ou externo.
- Entalhe – corte feito por serra.
- Escarear – abrir um furo em uma forma cônica, geralmente para alojar a cabeça de
- um parafuso.
- Esmerilhar – acabamento de uma superfície.
- Estampagem – obra em folha metálica, em geral recortada.
- Decapagem – forma de alisar, polir ou limpar uma peça.
- Forjar – dar forma a um metal quente a partir de golpes.
- Fresar – operação a partir de ferramentas de corte (fresadora).
- Limar – acabamento de superfície com lima.
- Matriz – peça empregada em conformar ou prensar uma forma desejada.
- Orelha – saliência de um peça.
- Polir – alisar uma superfície com feltro ou semelhante.
- Ranhura – sulco aberto em um eixo.
- Rasgo de chaveta – sulco aberto para receber uma chavêta.
- Rebaixo – parte cilíndrica alargada de um furo.
- Rebarba – excesso de metal resultante de uma operação.
- Rebite – pino usado como ligação permanente.
- Recartilhar – tornar uma superfície áspera por meio de um serrilhado.
- Ressalto – saliência de forma circular.
- Retificar – executar acabamento em uma superfície a partir de material abrasivo.
- Roscar – abrir uma rosca em um furo ou eixo.
- Tarraxa – ferramenta para abrir roscas externas.
- Tornear – operação de usinagem com tornos.
- Trepanar – executar uma ranhura em forma circular em torno de um furo.
- Vértice – canto de uma peça; ponto comum a duas retas.
- 3.1 Conceitos básicos
- Todas as construções geométricas partem de princípios básicos, estudados desde
- a antiguidade. Quando ainda não existia sistemas matemáticos bem definidos,
- todo o estudo de geometria era feito através dos desenhos. Tais conceitos são
- válidos até hoje, mesmo com os recursos disponíveis atualmente.
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- 3.1.1 Locais geométricos
- Um local geométrico define uma condição, uma propriedade, ou uma restrição em
- um desenho, que inclusive pode ser expressa matematicamente. Um exemplo
- simples é a circunferência: todos os pontos no traço da circunferência estão a
- mesma distância do centro.
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- Retas paralelas são outro exemplo de local geométrico: são dois conjuntos de
- pontos que nunca se cruzam, e que estão à uma distância fixa.
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- Em suma, todas as formas no desenho são locais geométricos, e através de suas
- propriedades é que iremos relacioná-los. Um exemplo prático:
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- - Tem-se dois pontos no espaço, denominados “A” e “B”, conforme a Figura
- 6, e deseja-se encontrar um terceiro ponto “C” que esteja à mesma
- distância “x” de ambos os pontos.
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- - Sabemos que a circunferência define um conjunto de pontos que se
- encontra com a mesma distância do centro. Com o compasso, pegamos na
- régua o tamanho “x” e traçamos duas circunferências, uma com centro em
- “A” e outra com centro em “B”. V
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