segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Compasso,Cores, Linhas e Legendas


  • 1.4.3 Compasso 
  • Usado para traçar circunferências e para transportar medidas. O compasso 
  • tradicional possui uma ponta seca e uma ponta com grafite, com alguns modelos 
  • com cabeças intercambiáveis para canetas de nanquim ou tira-linhas. 
  •  
  • Em um compasso ideal, suas pontas se tocam quando se fecha o compasso, caso 
  • contrário o instrumento está descalibrado. A ponta de grafite deve ser apontada 
  • em “bizel”, feita com o auxílio de uma lixa. 
  •  
  • Os compassos também podem ter pernas fixas ou articuladas, que pode ser útil 
  • para grandes circunferências. Alguns modelos possuem extensores para traçar 
  • circunferências ainda maiores. 
  •  
  • Existem ainda compassos específicos, como o de pontas secas (usado somente 
  • para transportar medidas), compassos de mola (para pequenas circunferências), 
  • compasso bomba (para circunferências minúsculas) e compasso de redução 
  • (usado para converter escalas).

  • 2.2 Cores 
    • Desenhos técnicos, em geral, são representados em cor preta. Com as atuais 
    • facilidades de impressão, tornou-se mais fácil usar cores nos desenhos, mas não 
    • se deve exagerar. 
    •  
    • Cada cor utilizada deve ser mencionada em legenda. Pode-se usar cores para 
    • indicar peças diferentes, ou indicar o estado atual de uma peça (a retirar, a 
    • construir, a demolir, etc). 
    • 2.3 Linhas 
    • O tipo e espessura de linha indicam sua função no desenho. 
    • Figura 4 - Exemplos de tipos de linhas 
    • Contínua larga – arestas e contornos visíveis de peças, caracteres, indicação de 
    • corte ou vista. 
    • Contínua estreita – hachuras, cotas 
    • Contínua a mão livre estreita (ou contínua e “zig-zag”, estreita) – linha de ruptura 
    • Tracejada larga – lados invisíveis 
    • Traço e ponto larga – planos de corte (extremidades e mudança de plano) 
    • Traço e ponto estreita – eixos, planos de corte 
    • Traço e dois pontos estreita – peças adjacentes 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário